"O Google pode dar-te 100 000 respostas; o bibliotecário pode dar-te a correta." (Neil Gaiman)

O canivete suíço do professor

Repositório das principais fontes de informação de âmbito universal, de cariz cultural e pedagógico dirigido essencialmente aos professores, mas disponível para quem deles quiser fazer um bom uso.

Enciclopédias, bibliotecas digitais e sites institucionais de apoio ao ensino

Ferramentas digitais e tutoriais dirigidos ao ensino/aprendizagem

Património e cultura

Apoio à realização de trabalhos escolares

"Os modelos para a aprendizagem baseada em investigação incorporam competências essenciais de pesquisa e aprendizagem ao longo da vida: planeamento, localização e recolha, seleção e organização, processamento, apresentação e partilha, avaliação. Os modelos baseados no processo também melhoram as competências de aprendizagem autónoma (isto é, a metacognição) e a capacidade de colaboração. Essas capacidades são melhor desenvolvidas progressivamente no contexto de uma disciplina, com temas e problemas retirados do currículo. "

Diretrizes da IFLA para a Biblioteca escolar (2016) p. 47

Nota: a IFLA é a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias

A literacia da informação é uma das competências essenciais cujo desenvolvimento se promove através da realização de trabalhos escolares e envolve inequivocamente pelo menos seis das dez áreas de competências consideradas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória: linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e pensamento criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia e saber científico, técnico e tecnológico. De forma menos evidente, dependendo da modalidade do trabalho envolver trabalho em grupo e a sua apresentação, englobará uma sétima competência, relacionamento interpessoal.

Tendo em conta estes argumentos, estamos perante um conjunto de aprendizagens multidimensionais que merecem uma atenção redobrada na política educativa de qualquer escola.

A imagem ao lado tem um link que conduz a um conjunto de orientações que podem ser utilizadas pelos professores e pelos alunos (estes, preferencialmente supervisionados pelos seus professores) como apoio na realização de trabalhos escolares.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora